(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (CLARO) (62) 98202-4246 (TIM) (62) 99180-4305 (CLARO)

Cia da Abelha - Notícias

VOCÊ É UM APICULTOR PROFISSIONAL?




"VOCÊ É UM APICULTOR PROFISSIONAL?"

                 Olá amigos, parceiros e colaboradores da  CIA DA ABELHA em todo o Brasil.

         Estamos para iniciar o mês de Fevereiro/2019 e como ocorre todos os anos grande parte dos apicultores do país ficam em dúvidas quanto ao desempenho do mercado para venda do seu mel, seja no mercado atacadista e mesmo varejista em função da Estação do Verão não favorecer o consumo de produtos por parte do consumidor.

         Mas como está o mercado? A maior parte dos apicultores ainda permanece com uma "viseira" aos olhos, colocada sutilmente pelos entrepostos, que eles são a única via de escoamento do mel produzido pelo apicultor. Este produz o mel e o único local onde ele pode vender seu mel é o entreposto. Para o entreposto  ótimo isso. Milhares de apicultores sofrem hoje da dependência de compra dos entrepostos para escoar a produção aumentando a oferta no mercado atacadista e caindo o preço do produto no atacado aumentando sensivelmente o lucro dos entrepostos, principalmente os que atuam no mercado interno onde aplicam margens de 400% sobre o preço pago ao apicultor no ato do venda ao consumidor.  O mercado consumidor de mel no Brasil ainda permanece, a maior parte dele, sem o oferecimento do mel produzido ao cliente final. O mel não chega adequadamente fornecido e orientado ao cliente.

         Nos supermercados as poucas marcas de mel (normalmente de entrepostos) encontradas são colocadas no setor de doces e balas, nunca no setor de produtos naturais passando a idéia ao consumidor que o mel é bala ou produto idêntico a balas e doces. Mais de 90% da população brasileira não tem acesso ao mel de qualidade e não adquire o produto por falta de oferecimento, orientação e ausência de um criador de abelhas fornecedor confiável. Entramos Outono Inverno, saímos Outono Inverno com uma demanda reprimida de mais de 25.000 toneladas não atendidas pelo mercado consumidor, que deseja comprar mel, deseja comer mel, mão não consegue pela ineficiência logística do apicultor em fazer chegar o mel  da colméia à mesa de café da manhã do cliente consumidor.

         Importante compreendermos que  TODO apicultor tem um potencial reprimido e não identificado por este apicultor de venda anual de pelo menos 1000 kgs de mel por mês (12 ton/ano).

         O primeiro passo é o envase do mel em embalagens adequadas: tamanhos diferentes de embalagens: bisnagas de 200 gr, 280 gr, 500 gr, 1000 gr, 1400 gr, potes de boca larga  de diferentes tamanhos: 300 gr, 500 gr, 1000 gr, 1400 gr, desenvolvimento de outras linhas: méis compostos com própolis e agrião, própolis e guaco, própolis e gengibre, própolis e eucalipto, fabricação de linhas de Extrato de propolis, spray bucal de própolis, linhas de cosméticos apícolas: shampoos de mel e própolis, condicionadores, sabonetes, loções, cremes, gel´s, tudo manipulado usando os produtos naturais das abelhas. Tudo devidamente rotulado, identificado, com procedência, com apresentação, com higiene, com asseio, com qualidade. Exemplos não faltam como o apicultor Leonardo Sarmento de Cristianópolis/GO, que a 1 ano e meio fez seu CURSO PARA CRIAÇÃO DE ABELHAS COM A CIA DA ABELHA e hoje conta com mais de 40 colméias em sua fazenda, produção de mel, própolis e pólen e sua venda 100% direcionada ao mercado consumidor, inclusive com Loja Virtual na NET pra melhor atingimento ao consumidor - https://apiarioapisvita.com/ e a apicultora Ana Paula Alcântara da cidade de Nepomuceno/MG que fez os  CURSOS CIA DA ABELHA a aproximados 12 anos e que também possui venda da linha de produtos apícolas comestíveis e cosméticos direto ao consumidor com elevada margem de lucro: http://www.apinep.com.br/ . Ambos ja vêem seus faturamentos e lucros com a venda do mel e derivados passarem dos 400% quando comparados ao preço vendido no atacado aos entrepostos.

         O primeiro mercado do criador de abelhas são as pessoas do convívio diário: amigos, parentes, amigos de trabalho, de futebol, da igreja, do quotidiano. Essas pessoas representam um mercado inicial de mais de 2 toneladas de mel/ano. Este primeiro mercado gera um mercado secundário e terciário que ao final de 5 anos movimenta em torno de 12 toneladas de mel por ano, produção de 200 colméias criadas dentro das técnicas de manejo para alta produtividade. Com o desenvolvimento das linhas de produtos comestíveis e cosméticas acima citados, essas 12 toneladas de mel podem atingir no mercado um faturamento bruto anual na casa de 1.000.000,00 (Hum Milhão) de reais por ano com o foco e verticalização total das vendas ao consumidor. OFERECER O PRODUTO DIRETO AO CONSUMIDOR, CORPO A CORPO; LINHAS DE PRODUTOS EXPLICANDO O QUE É, COMO É PRODUZIDO PELAS ABELHAS, A AÇÃO NUTRICIONAL AO COMER E COSMÉTICA DE BELEZA NO CORPO, FOLHETOS, PAGINAS EM REDES SOCIAIS COMO FACEBOOK, STAGRAM, LOJAS VIRTUAIS, VENDAS FÍSICAS EM SUA CASA, EM SUA FAZENDA, COLOCANDO UMA FAIXA NA PORTA DE CASA OU DA FAZENDA: "MEL PURO - APIÁRIO PRÓPRIO".  É um efeito cascata imediato, uma bola de neve, que começa com vendas pequenas (mas já com lucro elevado) que vão crescendo e se transformando em um mercado competitivo, de elevada procura dado o fato de você haver criado um mecanismo de mostrar ao teu consumidor, que você é, o que suas abelhas produzem, quais os produtos vc oferece, qual o diferencial dos seus produtos em relação ao restante produzido  no mercado e que o seu nome, a sua marca os seus produtos apícolas carregam com eles uma marca INATINGÍVEL pela ampla maioria dos demais profissionais:  CONFIANÇA.Vc não vende apenas produtos apícolas.  VOCÊ VENDE CONFIANÇA. E ao vender confiança aquela demanda reprimida que não comprava mel por falta de um apicultor fornecedor encontra em você o elemento e que ela pode comprar os produtos sabendo estar comprando um produto  JUSTO E HONESTO.

         Quando o negócio vai crescendo e tornam-se necessário os REGISTROS SANITÁRIOS DO SIF FEDERAL,  este apicultor pode efetuar a terceirização do SIF junto a um entreposto que preste este serviço. É a modalidade mais rápida e barata de ter o SIF em seu produto. O seu mel será beneficiado neste entreposto, que envasará seu produto e devolverá a você  COM SEU RÓTULO, SUA MARCA, SEU NOME AO PRODUTO, mas com SIF daquele entreposto. Tudo legal frente a legislação e aceito pelo SIF FEDERAL sem ferir a lei ou as regras sanitárias em vigor. Apicultores já estão fazendo isso como o Apicultor Fernando da cidade de Rio Verde/GO (64-99256.8421) e o Apicultor Maurício de Telêmaco Borba/PR (43-99906.8168) que são exemplos disso. Possuem pequenas apiculturas com média de 100 colméias e produção de 5 toneladas de mel por ano e hoje toda a linha de produtos está SIFada totalmente legal e venda 100% segura ao consumidor.

         Facilitar a vida do cliente quanto as formas de pagar o mel que está comprando é papel também do apicultor. Atualmente todas as administradoras de cartão oferecem as maquinetas de venda em cartão onde o apicultor pode manter uma maquineta dessas em seu nome e em seu CPF sem precisar, a princípio, abrir empresa com CNPJ. Na venda corpo a corpo, em pontos de venda pode ocorrer daquele consumidor, daquele seu revendedor não ter o dinheiro para adquirir o produto na hora. Pois bem! Ofereça a ele as possibilidades de pagamento com cartão de crédito: uma comodidade para quem compra e uma segurança para o apicultor que está vendendo o produto com a garantia de recebimento por parte da administradora da maquineta.

         Nós, enquanto  CIA DA ABELHA somos exemplo dessa prática mercadológica. Estamos hoje com aproximadas 170 colméias distribuídas em 8 apiários no entorno da capital Goiânia em Goiás e produção de 14 toneladas de mel/ano (produção 2018) e demanda de mercado na casa das 25 toneladas. Compramos ainda outras 10 toneladas de mel de apicultores idôneos e justos para complementar a oferta e atender a demanda crescente no mercado interno. Considerando toda a linha de produtos comestível e cosmética que oferecemos ao consumidor o quilo do nosso mel chega a 90,00 ao consumidor final. Nem nos áureos tempos do mel a exportação sendo pago ao apicultor a R$ 17,00; R$ 18,00 o quilo não vendíamos nosso mel no atacado pelo simples fato do mercado varejista pagar quase 5 x mais pelo produto.

         O verdadeiro criador de abelhas, profissional, empreendedor, honesto, justo, que produz qualidade em seus apiários para o consumidor, sabe da importância destes fundamentos para uma apicultura lucrativa, de custos baixos e lucros elevados, ambientalmente correta e reflorestadora das áreas rurais, produzindo produtos das abelhas advindas de áreas tropicais de reserva, livres de poluentes químicos e protegida das áreas de lavoura.

         Estamos a 50 dias do início do Outono-Inverno. As condições de clima e chuva desta primavera-verão apontam um outono inverno de muitas gripes e doenças respiratórias. 2019 será um dos melhores anos para venda de mel, própolis, pólen, Geléia Real, manipulados e cosméticos. Prepare-se. Estoque-se. Esteja pronto e prevenido para bem atender o seu consumidor. LEMBRE-SE: SE O SEU VIZINHO QUE MORA NA RUA DE CIMA E FAZ DIVISA DE MUTRO COM VOCÊ E NÃO SABE QUE VC CRIA ABELHAS E VENDE MEL NÃO TENHA DÚVIDA MEU AMIGO CRIADOR DE ABELHAS: SEU PRODUTO NÃO É DIVULGADO: TIRE A VISEIRA DOS SEUS OLHOS E DEIXE-A PELO CAMINHO: O LIMITE DOS SEUS SONHOS APÍCOLAS QUEM DETERMINA É VOCÊ!!!!!

Acesse nosso site: www.ciadaabelha.com.br e obtenha esta e outras

importantes e essenciais informações para a constituição do seu negócio apícola.

Um Fraternal Abraço

Armindo V. N. Junior.'.

Apicultor e Gestor de Sistemas de Produção Apícola.

Apiterapeuta e acupunturista

Moderador da Lista Cia da Abelha

CIA DA ABELHA - GOIÂNIA/GO

REFERÊNCIA NA CADEIA DO AGRONEGÓCIO APÍCOLA DESDE 1983

www.ciadaabelha.com.br - ciadaabelha@ciadaabelha.com.br - skype: ciadaabelha

Tels: 62-32822232/62-81020918(TIM) /62-93673179(CLARO)

"Só por hoje, agradeço as minhas bênçãos...Só por hoje, não me preocupo...Só por hoje, não me aborreço.

Só por hoje, realizo o meu trabalho honestamente...Só por hoje, sou gentil com todos os seres vivos."

Sinto muito”.” Me perdoe”. “Sou grato”, “Te amo”...

Quatro frases que transformam qualquer realidade negativa. Pratique!